O que são Jutsus?


Pra começar, falarei um pouco sobre jutsus. Jutsus são, literalmente, técnicas, em qualquer lugar. No universo de Naruto os jutsus são classificados por categorias. Acrescentando um prefixo às categorias de jutsus, descrevemos o tipo de jutsu, como pode ser feito, quem pode fazê-lo, etc. Por exemplo: Faça Tai+Jutsu, e temos uma técnica que usa ataque físico, golpes, o uso do corpo para ferir o inimigo.

Alguns dos mais empolgantes jutsus são os “Tai”s uma vez que são os mais possíveis de serem realizados por seres humanos comuns, e são sempre os que mais nos lembram o que é um Shinobi. Prava disso está na fama de Rock Lee, um personagem que usa somente Taijutsu para atacar. Mas, antes de conhecer em detalhes cada tipo de jutsu, devemos saber como como funcionam os jutsus, no geral. Excuindo Taijutsu, e algumas linhagens sanguíneas avançadas, podemos observar facilmente o funcionamento de um jutsu, no geral.

Vou falar com mais detalhes sobre o Chakra e sobre os selos mais adiante. Por enquanto, vale saber o básico. Praticamente todo Jutsu depende de apenas 3 fatores: O chakra, a experiência pessoal, e os selos que se faz com as mão. A experiência pessoal é a que garante energia física para o jutsu. Trata-se da energia que o próprio corpo usa para “funcionar”. É através dessa energia física que pode-se emanar o chakra. É difícil de se medir um chakra, pois sua potência está constantemente mudando. O chakra, basicamente, é energia espiritual. O tipo de energia que requer muita concentração para ser usada, e ela somente se manifesta a partir da energia física já citada. O selo que se faz com as mãos são posicionamentos das mãos, uma com a outra. Sua função é pegar o chakra que está se manifestando através da energia física, e, através dele, “moldar” a técnica.

Parece muito difícil de entender, mas é fácil de imaginar. Pensem nela como o chakra que o corpo está manifestando através da energia física. Ele não tem forma definida, nem função. Na verdade, ele não pode ser usado para batalha ninja. Além disso, o chakra só se tornaria visível em grande quantidade. Portanto, se algum shinobi quer suar uma técnica com pouco chakra e eficiência em batalha ele tem que dar forma e função pra essa técnica. Ele faz isso através dos selos de mão. Posicionando a mão em diversas poses diferentes o chakra é enviado para diversos pontos da mão ou do resto do corpo, e ordenado de forma a assumir uma forma e função. Analisando esse básico, percebemos que qualquer jutsu que dependa apenas desses três elementos para ser usado pode ser aprendido por qualquer um. Jutsus de linhagem sanguínea avançada (falarei delas mais para frente) só não podem ser aprendidos por outros Shinobis pois eles dependem do código genético também como fator extra para o Jutsu. Já o Taijutsu não usa selos, mas isso não quer dizer que ele não use chakra. Existem técnicas taijutsu cuja função é liberar mais chakra ao corpo do que o normal, para fazê-lo lutar melhor, porém, isso já é outro assunto, e será devidamente abordado.


0 comentários to "O que são Jutsus?"

Seguidores